O Aikidô e o Jiu-jitsu, são artes marciais que possuem fundamentos e princípios semelhantes, pois são originários do jujutsu tradicional japonês.
O Dōjō [道場], do japonês Do [道], que significa “caminho” e Jo [場], que significa “um lugar”, é o “lugar do caminho” ou “lugar da iluminação” – é a sala usada para o treinamento das Artes Marciais.
O dojo ou dojô (pronuncia-se DÔ-JÔ) é o local onde se treinam artes marciais nipônicas. Muito mais do que uma simples área, o dojô deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.
“Se um homem não demonstra seu valor no tatame, ninguém é capaz de percebê-la no campo de batalha.”
Yamamoto Tsunetomo, Hagakure.
Dentre os maiores e mais tradicionais Dojôs modernos das artes marciais do Japão o Dai Nippon Butoku Kai (DNBK; 大日本武德会), Grande Sociedade das Artes Marciais do Japão, criada em 1895, em Kyoto, no Japão, sob a autoridade do Ministério da Educação. O objetivo foi o de padronizar as artes marciais de todo o país (Aikido, Aikijujutsu,Judo, jujutsu, Karatedo, Kendo). Esta foi a primeira organização oficial de artes marciais sancionada pelo governo do Japão.
Butokukai,1899.
A prática das artes marciais é realizada em um Tatame (em japonês: 畳; transl. tatami), que significava originariamente “dobrado e empilhado”. O tatame tradicional é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. É o piso das áreas secas de uma residência e serve de medida para os cômodos. No Japão, tatames eram originalmente um item de luxo quando a maioria das pessoas viviam em locais de chão batido.
Cada Dojô tem suas peculiaridades sobre etiquetas e protocolos, mas alguns são fundamentais:
- Ao adentrar e ao sair do Dojo e do Tatame, fazer reverência. Quando estiver entrando, a reverência representa seu sentimento de solicitação, de humildade. Quando estiver saindo, representa seu sentimento de gratidão.
- Ao início e ao término da prática a dois, fazer uma reverência ao parceiro de treino.
- Quando o Sensei estiver dando orientações, permanecer em Seiza (ajoelhado) e após o término, agradecer com uma reverência. Permanecer nessa posição denota humildade para receber os ensinamentos.
- Não cruzar os braços ou arregassar as mangas dentro do Dojô. Estas atitudes são sinais de desavença.
- Quando estiver no tatame, não apoiar as costas nas paredes. Essa regra existe tanto pela questão disciplinar, quanto pelos aspectos marciais.
Shingitai [心技体]
Era comum nos Dojô [道場] antigos de artes marciais japonesas haver um quadro na parede onde se podiam ler três caracteres: Shin [心], Gi [技] e Tai [体]. Estes três caracteres representavam as antigas diretivas mestras, ou seja, as características mais importantes que todos os Budokas [武道家] (artistas marciais) deveriam esforçar-se em aperfeiçoar:
- Shin [心] (Kokoro) - Espírito, alma.
- Gi [技] (Waza) - Técnica(s).
- Tai [体] (Karada) - Condicionamento físico, manutenção física do corpo.
O Shin-gi-tai aplica-se, assim, ao desenvolvimento do Budoka:
Shin = formação de caráter, domínio do corpo e da mente, filosofia;
Gi = técnicas, estratégia, formas de treino e conceitos;
Tai = conhecimento interior do corpo, preparação física.
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